Quando pedagogia, ludicidade e bilinguismo se encontram, nasce uma experiência inesquecível. Assim foi o nosso Ice Cream Day, um evento que ultrapassou o simples sabor adoçado de um sorvete e se transformou em uma verdadeira celebração de aprendizagem, alegria e descoberta!

No Colégio Bosque Primeiros Passos, cada ação é planejada com propósito. O Ice Cream Day não foi exceção. Alinhado ao nosso programa bilíngue, este evento especial foi desenhado para oferecer às crianças muito mais que um momento de lazer, foi uma oportunidade rica de imersão na língua inglesa, conectada a vivências concretas e significativas. Todos os alunos puderam participar e aprofundar o vocabulário, expressar preferências como “I would like grape ice cream!”, compartilhar sensações e, acima de tudo, compreender que aprender um novo idioma acontece de forma natural quando está conectado a experiências autênticas e prazerosas.
A organização foi cuidadosa e envolvente, começando com a coordenação minuciosa com a direção da escola e dos demais segmentos para agendar a data e os horários. Como a escola possui muitos alunos, a entrega dos sorvetes foi dividida em horários ou até dias diferentes, garantindo que todos tenham acesso de forma organizada. Planejamos a logística de entrega com os demais membros da escola e os professores entregaram os tickets para os alunos, que usam os mesmos para pedir seu sorvete. Uma dinâmica que conecta responsabilidade e participação.

Em sala de aula, antes do grande dia, os professores conversaram com os alunos sobre o projeto, explicando que um dos objetivos é ensinar algumas frases em inglês para que consigam pedir sorvete no idioma e desenvolver o vocabulário relacionado à atividade interessante. Uma atividade especial foi apresentar a história do sorvete em diversos países do mundo, incluindo no Brasil, ampliando a compreensão cultural das crianças. Ensinou-se e praticou-se com a turma o vocabulário de diferentes sabores de sorvete: vanilla, chocolate, strawberry, lemon e a frase “I would like a/an xxxxx ice cream, please”, permitindo que cada criança pudesse expressar suas preferências e participar ativamente da experiência linguística.
A decoração e divulgação do evento contaram com a participação de todos. Cada membro da comunidade escolar auxiliou no preparo da decoração, transformando o espaço em um ambiente festivo e acolhedor. Pedimos as famílias que as crianças viessem à escola com algum acessório relacionado a piscina, praia, calor.
A compra dos sorvetes foi agendada com atenção especial à organização da escola, reforçando a importância de que os participantes possam apresentar alergias e intolerâncias, indicando o uso de sorvetes de frutas ou a disponibilização de opções sem lactose, glúten ou açúcar, garantindo inclusão e segurança para todas as crianças.

No dia do evento, os alunos e professores do programa bilíngue estiveram ao lado do local de entrega dos sorvetes para auxiliar os colegas na reprodução das frases ensinadas. Quando havia tempo hábil, promovíamos brincadeiras de integração, fortalecendo os vínculos entre as crianças e criando um clima ainda mais especial. Este momento prático conectou teoria e vivência, permitindo que palavras ganhassem sabor e movimento.
As dinâmicas realizadas estimularam não apenas a diversão, mas também o desenvolvimento cognitivo, motor, linguístico e socioemocional das crianças. Houve reconhecimento de sabores em inglês e associação com palavras, interação entre pares em pequenos grupos reforçando a comunicação, expressão de preferências desenvolvendo autonomia e confiança e momentos de integração que fortaleceram a sensação de pertencimento.
Aquilo que nos toca profundamente como educadores é aquele brilho nos olhos quando a criança percebe que aprender é brincar, que descobrir é se alegrar. Neste dia, vimos exatamente isso: pequenos exploradores do conhecimento, com as mãos no sorvete, os ouvidos atentos às palavras em inglês, o coração cheio de segurança e felicidade.
Como escola bilíngue, compreendemos que todos os alunos devem ter oportunidades de acesso e experimentação. Afinal, semear interesse por novos idiomas é nossa responsabilidade. Quando as crianças vivenciam a língua inglesa de forma leve, alegre e conectada a momentos especiais, o interesse cresce naturalmente. Elas começam a perceber o inglês não como algo distante, mas como uma ferramenta viva para se relacionar com o mundo.

O Ice Cream Day foi mais um capítulo da história que construímos diariamente no Colégio Bosque Primeiros Passos. Uma história onde cuidado, conhecimento e alegria caminham sempre lado a lado. Aqui, cada criança é valorizada, cada curiosidade é bem-vinda e cada conquista é celebrada.
Obrigado às famílias que confiam em nossa missão educacional. Continuaremos caminhando com dedicação, criatividade e afeto, transformando cada dia em oportunidade de aprendizagem significativa.
Aqui, aprender tem o brilho da infância: leve, verdadeiro e repleto de sentido.





0 comentários