Sabemos a importância em conscientizar as crianças em relação as causas da dengue, assim como sintomas e formas de prevenção.
Realizamos uma abordagem educacional e ativa. Mostramos que a água parada, seja suja ou limpa, pode proliferar a transmissão. Destacamos que a eliminação de criadouros contribui significativamente para redução dos casos.
Além disso, o uso de repelentes no corpo inteiro, se faz necessário, afinal, é possível ser picado até por cima de tecidos. Também é dito que se um mosquito picar alguém que tenha dengue e depois outra pessoa, o risco é enorme de pegar a doença.
Um ponto fundamental é destacado com frequência: a responsabilidade diante da comunidade. Orientamos as crianças a compartilharem essas informações com amigos e familiares, promovendo uma cultura de conscientização e ação.
Salientamos a importância de descartar o lixo de maneira adequada, evitando que se torne um ambiente propício para a proliferação de mosquitos.
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada.
A maioria dos doentes se recupera, mas é de extrema importância que procure um médico caso tenha sintomas.
Todas as pessoas que apresentarem febre de início repentino e, pelo menos, duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar IMEDIATAMENTE um serviço de saúde para realizar tratamento adequado.
Nós estamos de olho em nossas crianças e realizamos vistoria frequente em todos os ambientes nas três unidades. Também estamos atentos a nossa vizinhança. Ao promover uma compreensão abrangente sobre a dengue e suas medidas preventivas, contribuímos para a formação de cidadãos conscientes e ativos na promoção da saúde coletiva.
0 comentários