Os alunos do 7º ano do Colégio Bosque mergulharam de forma envolvente no estudo dos Sistemas Lineares 2×2, um conteúdo importante da Matemática que está presente em diversas situações do dia a dia, como cálculos de distâncias, receitas culinárias e reações químicas.
O professor Murilo Scapin apresentou o tema de uma maneira simples e prática, utilizando diferentes métodos de resolução, como adição, substituição e gráfico, e criando uma experiência interativa para os alunos.
A aula não ficou apenas na teoria. Com o uso de metodologias ativas, os alunos participaram de práticas controladas e atividades de sala de aula invertida, nas quais tiveram a chance de resolver os sistemas na frente de seus colegas, conectando o aprendizado com a realidade.
O professor ainda utilizou uma metáfora de uma viagem de carro, onde os estudantes “viajaram” até o destino final: a Cidade dos Sistemas.
Durante o percurso, eles pararam em um posto chamado Posto Cartesiano, em alusão à René Descartes, idealizador do Plano (bidimensional). Após conseguirem as informações de que necessitavam, como eixos ortogonais, que foram associadas a endereços em um mapa e quadrantes e também a bairros de uma cidade, seguiram até uma próxima e última parada, o Posto Ypiranga (com “Y”), a fim de aprender a encontrar o valor da incógnita dependente, por meio de uma equação que também contivesse uma incógnita dominante (o “x”).
Além disso, a entrada da Cidade Sistemática dispunha de três caminhos possíveis: o método da adição (reto), o método da substituição (à direita) e a resolução gráfica (à esquerda). Seguindo por qualquer um, os alunos chegaram ao ponto de parada e aprenderam a “balizar”, manobrar suas equações a fim de estacionarem o veículo, o que significaria o encontro de um par ordenado que seria a SOLUÇÃO de um Sistema Linear.
Por fim, caso esse par não fosse encontrado ou determinado, os alunos aprenderam a classificar um Sistema em SPD, SPI e SI, respectivamente, Sistema Possível e Determinado, Sistema Possível e Indeterminado e Sistema Impossível.
Assim, é possível ver que é uma aula que ensina conceitos matemáticos de forma leve e contextualizada.
Essa abordagem criativa, o estudo dos Sistemas Lineares se transformou em uma jornada de descoberta e aprendizado, deixando a Matemática mais acessível e divertida para todos.
Foi um mês repleto de novas conquistas e entusiasmo com a “rainha das Ciências”: a Matemática!
Quero parabenizar o professor Murilo, o melhor professor de matemática que minha filha ja teve.
Além de uma pessoa humana ele tem uma didática totalmente diferente, faz com que a matéria fique mais dinâmica e de fácil entendimento.
Parabéns mais uma vez, agradeço muito pós minha filha passou a gostar muito de matemática.