Aprendendo sistemas lineares de forma divertida e aplicada

18 set 2024 | Ensino Fundamental, Ensino Fundamental II, Unidade Bosque

Os alunos do 7º ano do Colégio Bosque mergulharam de forma envolvente no estudo dos Sistemas Lineares 2×2, um conteúdo importante da Matemática que está presente em diversas situações do dia a dia, como cálculos de distâncias, receitas culinárias e reações químicas.

O professor Murilo Scapin apresentou o tema de uma maneira simples e prática, utilizando diferentes métodos de resolução, como adição, substituição e gráfico, e criando uma experiência interativa para os alunos.

A aula não ficou apenas na teoria. Com o uso de metodologias ativas, os alunos participaram de práticas controladas e atividades de sala de aula invertida, nas quais tiveram a chance de resolver os sistemas na frente de seus colegas, conectando o aprendizado com a realidade.

O professor ainda utilizou uma metáfora de uma viagem de carro, onde os estudantes “viajaram” até o destino final: a Cidade dos Sistemas.

Durante o percurso, eles pararam em um posto chamado Posto Cartesiano, em alusão à René Descartes, idealizador do Plano (bidimensional). Após conseguirem as informações de que necessitavam, como eixos ortogonais, que foram associadas a endereços em um mapa e quadrantes e também a bairros de uma cidade, seguiram até uma próxima e última parada, o Posto Ypiranga (com “Y”), a fim de aprender a encontrar o valor da incógnita dependente, por meio de uma equação que também contivesse uma incógnita dominante (o “x”).

Além disso, a entrada da Cidade Sistemática dispunha de três caminhos possíveis: o método da adição (reto), o método da substituição (à direita) e a resolução gráfica (à esquerda). Seguindo por qualquer um, os alunos chegaram ao ponto de parada e aprenderam a “balizar”, manobrar suas equações a fim de estacionarem o veículo, o que significaria o encontro de um par ordenado que seria a SOLUÇÃO de um Sistema Linear.

Por fim, caso esse par não fosse encontrado ou determinado, os alunos aprenderam a classificar um Sistema em SPD, SPI e SI, respectivamente, Sistema Possível e Determinado, Sistema Possível e Indeterminado e Sistema Impossível.

Assim, é possível ver que é uma aula que ensina conceitos matemáticos de forma leve e contextualizada.

Essa abordagem criativa, o estudo dos Sistemas Lineares se transformou em uma jornada de descoberta e aprendizado, deixando a Matemática mais acessível e divertida para todos.

Foi um mês repleto de novas conquistas e entusiasmo com a “rainha das Ciências”: a Matemática!

Clique aqui e veja mais fotos da aula

1 Comentário

  1. Claudia

    Quero parabenizar o professor Murilo, o melhor professor de matemática que minha filha ja teve.
    Além de uma pessoa humana ele tem uma didática totalmente diferente, faz com que a matéria fique mais dinâmica e de fácil entendimento.
    Parabéns mais uma vez, agradeço muito pós minha filha passou a gostar muito de matemática.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escola Primeiros Passos e Colégio Bosque: Método Bilíngue a partir de 2025!

Escola Primeiros Passos e Colégio Bosque: Método Bilíngue a partir de 2025!

A partir de 2025 vamos oferecer um programa bilíngue em parceria com a International School. Com cinco aulas semanais, de uma hora cada, esse método integrará o ensino do inglês a outras áreas do conhecimento, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

O programa “Essential” servirá como a base para a aquisição da língua inglesa de forma integrada, enquanto o “LearnMakers”, voltado para a educação maker, trará experiências práticas e projetos inovadores.

Com isso, o aprendizado será mais significativo e, o material didático, alinhado ao contexto brasileiro.

Explorando o mundo das rimas!

Explorando o mundo das rimas!

Os alunos do 1º ano participaram de uma atividade sobre rimas, onde descobriram de forma divertida como as palavras podem se combinar em sons semelhantes. Através de brincadeiras criativas, eles exploraram o universo das rimas, desenvolvendo suas habilidades linguísticas enquanto se divertiam.

Semana dos Bons Sentimentos: Uma Jornada de Emoções

Semana dos Bons Sentimentos: Uma Jornada de Emoções

Atividades que transformam os alunos. Na semana dos bons sentimentos, os corredores da escola ecoavam com risadas e conversas amigáveis, criando um ambiente acolhedor e positivo para todos. Todos nós celebramos e cultivamos essa jornada para o bem.